Eletro-Estudos Início †|† Quem†Somos †|† Cursos†e†Palestras †|† Links †|† Contato

Histórico_
Áreas de Atuação_
Gestão_
Dados Cadastrais_
FABIO LAMOTHE CARDOSO
Nascido em 15 de outubro de 1954, no Rio de Janeiro.
Engenheiro Eletricista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 15/12/77 (CREA Nº 39.773-D - 5ª Região).
RESUMO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Estudos de curto-circuito, fluxo de potência, estabilidade e sobretensões transitórias em sistemas elétricos; Planejamento de sistemas elétricos; Estudos de desempenho de filtros de harmônicos e de penetração de correntes harmônicas em sistemas de corrente alternada; Estudos de interferências eletrostáticas e eletromagnéticas provocadas por linhas de transmissão; Estudos e projetos de sistemas de aterramento de subestações, instalações industriais e de linhas de transmissão, Estudos de Adequação Tarifária e Correção do Fator de Potência.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
Estagiou sete meses na MONASA Consultoria e Projetos Ltda. (1977), participando da elaboração de orçamento de subestações do Sistema de Transmissão de Itaipu.
Como engenheiro da Divisão de Estudos de Transmissão na MONASA (1978 a 1983), participou do Estudo de Interligação dos Sistemas Nordeste - Sudeste em Corrente Comtínua, do Estudo do Sistema de Transmissão de Itaipu e do Planejamento do Sistema Elétrico da Região Metropolitana de Fortaleza.
Como engenheiro-chefe da Divisão de Estudos de Transmissão na MONASA (1984 a 1990), foi responsável pela coordenação de diversos serviços dentre os quais destacam-se os realizados para a ALCOA, PETROBRAS, SALGEMA, ELETRONORTE, LIGHT, CERJ e CELG.
Atualmente é sócio na ELETRO-ESTUDOS Engenharia Ltda. (1990 - ) onde exerce atividades técnicas, comerciais e gerenciais.
Membro fundador e Diretor Técnico da ABEne - Associação Brasileira para Eficiência Energética, Energias Renováveis e Meio Ambiente.
Instrutor dos cursos "Qualidade de Energia", "Racionalização do Uso e Redução de Custos com Energia Elétrica", "Correção do Fator de Potência e Harmônicos" e "Instalações Elétricas Industriais" - promovidos pelo NTT - Núcleo de Treinamento Tecnológico (de 1997 a 1999), e do curso "Correção do Fator de Potência e Harmônicos" do CREA-RJ em agosto/2000.