A área de Estudos de Engenharia Elétrica constitui a origem da ELETRO-ESTUDOS, uma vez que os seus dois sócios são oriundos de divisões de estudos de tradicionais empresas de consultoria.
Dentre os dez estudos clássicos de engenharia elétrica, de acordo com a norma IEEE “Recommended Practice for Industrial and Commercial Power Systems Analysis” (“Standard 399-1990”), possuímos expressivo currículo de serviços prestados nas seguintes áreas:
- Estudos de Aterramento e de Interferências
- Estudos de Fluxo de Potência e de Curto Circuito
- Estudos de Estabilidade Transitória e de Partida de Motores de Indução
- Ajuste e Seletividade da Proteção
- Estudos de Harmônicos.
Os estudos fornecem subsídios para a elaboração de projetos de subestações e de linhas de transmissão e de instalações industriais. A elaboração de um estudo é sempre baseada em uma simulação da rede elétrica com um programa de computador específico, rede esta que será objeto de modelagem conforme o estudo a ser realizado. Os resultados fornecidos pelas simulações são comparados com critérios previamente estabelecidos.
Os estudos de Fluxo de Potência, Curto-circuito, Partida de Motores de Indução, Harmônicos, Ajuste e Seletividade da Proteção são realizados com o pacote computacional POWER TOOLS (for Windows), desenvolvido pela SKM Systems Analysis, Inc (USA).
As simulações de transitórios e de interferências são realizadas com a versão ATP do programa - EMTP/ - ELECTROMAGNETIC TRANSIENTS PROGRAM, desenvolvido pela concessionária americana BPA - Bonneville Power Administration, e distribuído no Brasil por FURNAS Centrais Elétricas S.A.
Os estudos de Aterramento são realizados com o programa AutoGrid, desenvolvido pela SES - Safe Engineering Services & tecnologies ltd. (Canadense), com quem a ELETRO-ESTUDOS possui um acordo de cooperação técnica e de representação exclusiva no Brasil.
A ELETRO-ESTUDOS possui, ainda, uma ampla programoteca, em linguagem Fortran, de programas utilizados para cálculos específicos.
|