Eletro-Estudos Início †|† Quem†Somos †|† Serviços †|† Notícias †|† Cursos†e†Palestras †|† Links †|† Contato

Histórico_
Áreas de Atuação_
Gestão_
Corpo Técnico_
Dados Cadastrais_

A ELETRO-ESTUDOS Engenharia Ltda. possui um acordo de cooperação técnica e de representação comercial exclusiva para todo o Brasil, dos programas desenvolvidos pela SES - Safe Engineering Services & technologies ltd.

A SES, é uma empresa canadense de pesquisa fundada em 1978 pelo Prof. Farid P. Dawalibi, desenvolvedora do pacote computacional CDEGS - Current Distribution, Electromagnetics, Grounding and Soil Structure Analysis. Este programa constitui-se na ferramenta mais completa atualmente disponível no mercado internacional para a execução de estudos e projetos de sistemas de aterramento e para a elaboração de estudos de interferências e de compatibilidade eletromagnética (à frequência fundamental e em altas frequências).

O programa CDEGS completo inclui os seguintes os módulos de aplicativos:

  • RESAP - interpretação de medições de resistividades do solo e estratificação do solo em modelos de múltiplas camadas (horizontais, verticais ou hemisféricas)
  • MALT - simulação de estruturas metálicas enterradas em solos de múltiplas camadas e interpretação de medições de resistências de aterramento, permite a energização de diversos grupos de elementos condutores por fontes de tensão ou de corrente
  • MALZ - análise no domínio da frequência (de 0 a cerca de 1MHz) de redes de condutores enterrados, permite o cálculo de campos magnéticos no ar, potenciais nos condutores e no solo e distribuição de corrente nos condutores, considerando quedas de tensão longitudinais nos elementos condutores e transversais em revestimentos de superfícies metálicas enterradas
  • TRALIN - cálculo de parâmetros (matrizes de impedâncias longitudinais e de admitâncias transversais) de linhas de transmissão aéreas e de cabos de energia, e cálculo de campos elétricos e de rádio-interferência em linhas aéreas, considerando solos estratificados em múltiplas camadas
  • SPLITS - cálculo de distribuição de correntes de carga e de curto-circuito em redes de transmissão e cálculo de interferências de redes de transmissão de energia multifásicas em dutos, linhas telefônicas, cercas, redes de distribuição, ferrovias e etc...
  • FCDIST - programa que inclui as funções dos módulos TRALIN e SPLITS para modelagem monofásica de redes em condição de falta para a terra, para o cálculo da distribuição das parcelas da corrente de curto-circuito pelos elementos da rede
  • HIFREQ - cálculo de campos elétricos e magnéticos no solo e no ar, de potenciais em condutores e no solo e da distribuição de correntes em condutores, considerando elementos aéreos e enterrados, em uma faixa de frequência de zero a centenas de MHz
  • FFTSES - módulo que permite a obtenção da resposta no tempo de fenômenos transitórios, pela passagem do domínio da frequência para o domínio do tempo dos resultados de simulações realizadas com os programas MALZ e HIFREQ, com o auxílio da transformada de Fourrier (direta e inversa)

O arquivo de dados de entrada pode ser também produzido em qualquer editor de textos utilizando a linguagem de comandos SICL Finalmente tem-se os utilitários, que são os seguintes programas complementares:

  • TOOLBOX - interface gráfica em padrão “Windows” dos módulos de entrada, de pré-processamento de dados e de elaboração dos relatórios das simulações e de gráficos (em duas ou três dimensões)
  • DXF Import/Export - converte LINES (linhas) de um desenho CAD para um arquivo de comandos CONDUCTOR (condutores na linguagem SICL) e vice-versa
  • Conversor Binary/ASCII - permite o transporte de resultados de simulações com o CDEGS entre diferentes sistemas de computadores (PC’s , workstations e mainframes) e a edição de gráficos gerados no CDEGS em outros programas (CorelDraw, por exemplo)
  • Editor de textos - presta-se para a edição e visualização dos arquivos de entrada e dos relatórios produzidos pelos módulos aplicativos

Dentre as características do programa destacam-se a padronização de procedimentos e a integração entre os módulos de aplicativos. Todos os módulos de aplicativos relacionam-se com os módulos de entrada e saída da mesma forma, o que facilita significativamente o aprendizado e o uso do programa. O benefício da integração entre os módulos, onde a saída de um módulo constitui-se na entrada de outro, fica patente em estudos complexos, quando frequentemente é necessária a repetição dos cálculos com pequenas variações, como nos estudos de sensibilidade ou na otimização de projetos.

O CDEGS pode ser adquirido completo, em módulos separados ou em módulos afins, agrupados para a solução de problemas específicos. Dentre as áreas de aplicação dos diversos módulos do CDEGS destacam-se:

  • Interpretação de medições de resistividade do solo (RESAP)
  • Estudos de sistemas de aterramento (MALT, MALZ, HIFREQ e FFTSES)
  • Determinação da distribuição de correntes de curto-circuito em redes de energia (FCDIST e SPLITS)
  • Estudos de interferências de subestações e de linhas de transmissão - campos elétricos e magnéticos e induções sobre linhas de distribuição e telefônicas e redes de dutos metálicos (TRALIN, SPLITS, HIFREQ, e FFTSES)
  • Estudos de sistemas de proteção catódica (MALZ)
  • Estudos de compatibilidade eletromagnética em subestações, áreas industriais, estações de telecomunicações e etc. ( MALZ, HIFREQ e FFTSES)

O programa possui poderosos recursos de saída, tanto para exame dos resultados em vídeo, como para produção de relatórios em formato de texto e gráficos coloridos, que podem ser convencionais (2D) ou em perspectiva (3D). São disponíveis, também, recursos de renderização, para a produção de gráficos 3D com superfícies sólidas. Os gráficos gerados pelo CDEGS podem ser também editados em programas de editoração eletrônica (Corel Draw, por exemplo). Um outro recurso é a importação ou exportação de dados para programas CAD - padrão DXF - (geometria de uma malha de aterramento, por exemplo).

O CDEGS é distribuído em CD-ROM, que inclui, também, toda a documentação sobre o programa.